Mercado

Combustível mais barato reaquece bolsas mundiais

Os preços do petróleo continuaram caindo e as bolsas continuaram subindo, em ambos os lados do Atlântico. Nos Estados Unidos o mercado teve o estímulo adicional de resultados que corresponderam às expectativas, como o reportado pela fabricante de alumínio Alcoa.

“Os preços do petróleo estão caindo e isso é bom. Mas vai além disso. Nós acabamos de iniciar a temporada de divulgação de resultados e o tom geralmente tende a melhorar”, avalia o estrategista de investimento da PNC Advisors, Jeff Kleintop.

O Dow Jones, principal indicador da Bolsa de Nova York, subiu 0,58%, para 10.546 pontos. O Standard & Poor´s 500 avançou 0,60%, a 1.191 pontos. O Nasdaq Composto, termômetro do setor de tecnologia, teve ganho de 0,98%, a 2.018 pontos. Entre as maiores altas do dia, as ações da Alcoa saltaram quase 5%.

As bolsas da Europa encerraram a sessão da quinta-feira no maior nível em um mês, com a ajuda da ações das petrolíferas. Apesar do recuo do preço do petróleo, os negócios com papéis do setor foram estimulados por rumores de que a Royal Dutch/Shell faça uma oferta pelo restante da australiana Woodside. Contudo, baixas nos setores farmacêutico e varejista contiveram os ganhos.

Os papéis das farmacêuticas européias recuaram depois que o FDA, órgão regulador americano, solicitou à Pfizer que retirasse do mercado o antiinflamatório Bextra, o que aumentou a expectativa de rigor crescente na aprovação de novos medicamentos.

Previsões cautelosas do Wal-Mart também pesaram sobre varejistas como a holandesa Ahold, cujos papéis perderam 2,6%.

Em Londres, o FTSE-100 avançou 0,60%, a 4.977 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,24%, a 4.389 pontos. O CAC-40, de Paris, subiu 0,42%, a 4.124 pontos.