A ComBio Energia S.A. entra na vanguarda da geração de energia sustentável com a expansão de suas Unidades Produtoras de Vapor (UPV) nas instalações da Ingredion Incorporated, localizadas em Mogi Guaçú – SP e Balsa Nova – PR. Este avanço é significativo na transição da energia fóssil para fontes renováveis, reforçando o compromisso da empresa com práticas ambientais sustentáveis.
O sucesso destas operações não seria possível sem a equipe altamente qualificada da ComBio, especializada na operação de caldeiras de biomassa. Essa expertise é complementada pelo Sistema de Otimização em Tempo Real (RTO): S-PAA, uma ferramenta que tem sido fundamental na expansão da companhia, otimizando a eficiência operacional.
O S-PAA trouxe estabilidade para as caldeiras e reduziu a quantidade de biomassa necessária para a produção de energia. Isso não só melhora a eficiência energética, mas também eleva a sustentabilidade da operação, ao minimizar o uso de recursos naturais.
Douglas Castilho Mariani, PhD e especialista da Soteica, destaca a importância dessa tecnologia:
“O apoio do S-PAA nas operações da ComBio só comprova que a tecnologia é um caminho sem volta para um mundo mais sustentável. O desafio de gerar vapor com biomassa é grande, uma vez que esta tem grande variabilidade. Uma ferramenta que ajusta em tempo real a operação ajuda a viabilizar o uso desse combustível renovável.”
A liderança pelo exemplo, feita pela ComBio, demonstra claramente como a inovação tecnológica e a competência técnica podem andar de mãos dadas com a sustentabilidade ambiental, configurando um modelo a ser seguido por outras empresas no setor de energia.