Mercado

Com novo sócio, Copersucar terá 105 mi de toneladas de cana

Com a nova sociedade com a Umoe Bioenergy, que controla as usinas Umoe Bioenergy I (Narandiba) e Umoe Bioenergy II (Sandovalina) em São Paulo, somando-se as 35 usinas associadas, a Copersucar S.A. passará a ter 105 milhões de toneladas de cana na safra 2010/11.

As unidades industriais pertencem ao grupo norueguês Umoe ASA, com sede em Oslo, que adquiriu o controle da Destilaria Paranapanema, agora denominada Umoe Bioenergy. Desde o ano passado, cinco unidades se associaram à Copersucar, mostrando uma nova dinâmica de crescimento de comercialização de açúcar e etanol no País.

Com a produção das 37 usinas associadas e o volume adquirido de não sócios para comercialização (modalidade de negócio que tem crescido nos últimos anos), as 105 milhões de toneladas de cana-de-açúcar da safra 2010/11, representam um aumento de 25% em relação à safra anterior. O grupo comercializará 6,9 milhões de toneladas de açúcar, crescimento de 33%, e 4,6 bilhões de litros de etanol, mais 16%. Prevê exportar 5,2 milhões de toneladas de açúcar, mais 41% na comparação com a safra anterior, e 650 milhões de litros de etanol, aumento de 3 %.

Nesta safra 2010/11, as duas usinas da Umoe Bioenergy processarão cerca de 2,8 milhões de toneladas de cana e produzirão 207 milhões de litros de etanol, além de 56 MW/h de energia.

A Umoe Bioenergy tem mais de 1.500 colaboradores e mantém projetos sociais, nas áreas de saúde, moradia e educação nas comunidades em que atua.

De acordo com a Copersucar, essa mais recente associação das usinas da Umoe Bioenergy significa a ratificação das vantagens do modelo de negócio, que congrega eficiência na produção das usinas, a cargo dos próprios associados, aos ganhos de escala na logística, comercialização e gestão de riscos de mercado, de responsabilidade da empresa.