
Utilizando sua expertise no desenvolvimento de soluções para a colheita de cana-de-açúcar e aplicação de fertilizantes líquidos e vinhaça, a Grunner apresenta ao mercado uma novidade.
Com quatro anos de atuação, a companhia lançou, no último mês de março, sua mais nova máquina agrícola que é focada no setor de grãos para proporcionar uma melhor distribuição de compostos orgânicos e corretivo sólidos.
A novidade é fruto de um investimento de R$ 15 milhões em pesquisas e levantamentos a campo, realizados durante dois anos, que resultaram na atualização do modelo ADS das Smart Machines. Com a capacidade de aplicar de calcário, gesso e compostos orgânicos de forma mais localizada e específica, a máquina chega ao mercado com uma importante ferramenta na produção de soja e milho.
“A partir das impressões que tivemos no mercado e das dores que identificamos junto aos produtores, o ADS oferece maior capacidade de carga – sendo o único no mercado com o poder de transportar 30 toneladas -, rusticidade, resistência e preparo, além de eficiência com velocidade”, destacou o CEO da Grunner, Denis Arroyo.
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Na parte operacional, a ferramenta conta com um abafador, que oferece uma linha de 12 metros de aplicação e proporciona aos produtores maiores distribuições de corretivos e compostos orgânicos em mais hectares por dia. Além disso, o consumo de diesel é menor, gerando menos paradas para abastecimento.
“Fomos para o campo em uma incursão na cidade de Rio Verde e também no Mato Grosso para ouvir produtores e ter a certeza do que eles realmente precisam. Fomos entender o mercado, apresentamos o projeto para vários clientes e com esse desenho construímos essa aplicação em cima do ADS, que é um Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explica Arroyo.
Alta demanda

Com esse cenário de elevação, a procura de produtores e indústrias por ganhos tecnológicos em suas linhas de produções é algo recorrente no mercado de grãos. Denis enfatiza que o trabalho mecanizado é necessário por conta da rapidez exigida entre plantio e a colheita na atividade.
“Quando se olha para o mercado de grãos, as janelas entre o plantio e a colheita são muito mais apertadas e não dá para perder tempo. Por isso, o produtor investe mais em frotas”, detalha o CEO da Grunner.
Se o crescimento nos investimentos dos produtores em novas máquinas aumenta a cada ano, a busca por oferecer mais ganhos de produtividade com milho e soja segue nas observações da companhia.
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“Só na produção de milho e soja, nós temos a possibilidade de explorar 70 milhões de hectares no país. Nossos investimentos representam a diversificação de mercado com mais produtos e durante maiores períodos no ano”, completa o Dennys Arroyo.
Novas culturas
Suportada pela expertise e o reconhecimento no mercado de cana-de-açúcar, o que já rendeu um crescimento de 5% no market share anual da companhia, a Grunner tem trabalhado com outras culturas, com destaque para o mercado de cereais, que se complementa muito em épocas de colheita e plantio.
Para o gerente comercial da empresa, André do Amaral, além identificar um crescimento na demanda por equipamentos neste setor, os investimentos representam a afirmação de que a Grunner pode atuar com milho e soja, por meio de vários tipos de produtos e em várias épocas de compras.
“Queremos fazer com os mercados de grãos e florestal o mesmo caminho que trilhamos com a cana, explorando seus 80 milhões de hectares e seguindo esse play book de começar em novas culturas, com grandes parceiros, para sermos referência”, enfatiza o André.
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“O nosso crescimento também está ligado aos grandes parceiros nos negócios, e foi dessa forma que a companhia cresceu na cana-de-açúcar. Pode parecer que já estamos com o mercado 100% atendido, mas temos um horizonte de crescimento muito grande, atendendo clientes de usinas que têm um potencial de substituição de 90% nas frotas das quais a Grunner já atua”, ressalta o CEO da Grunner.
Capacidade de produção
Iniciando 2023 com 878 modelos Smart Machines em operação em todo o país, entre os meses de janeiro e março, a companhia atingiu 42% da meta de vendas projetada para o ano. Atendendo sete dos 10 maiores grupos do setor sucroenergético do país, a Grunner traça para este ano a produção de mais 420 modelos Smart Machines que estarão nas lavouras de cana, soja, milho e no segmento florestal de todo o país.
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“Temos outros produtos e passamos a enxergar o mercado de soja, florestal e agora citrus. Sabemos que temos capacidade de gerar futuro, por isso estamos crescendo e dobrando a cada ano com atuação em mercados que o mundo quer entrar”, pontua Denis Arroyo.
Ele ainda reitera que os resultados são frutos do preparo que a empresa tem em seus diversos setores. “A Grunner se preparou para ser uma empresa de grande porte. Quando a companhia estava vendendo seus 17 primeiros produtos, já se falava de compliance, porque o nosso time é muito forte e sabe o que o mercado vai precisar. Começamos pela base, com a governança, compliance, suas garantias e como fazer. A competição é grande, a missão é promover um impacto e os investimentos foram para que o nosso potencial seja grande. A mentalidade é de sempre olhar para frente”, encerra o CEO da Grunner.
Esta matéria faz parte da edição 344 (Abril/Maio) do JornalCana. Para ler, clique AQUI!
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		