Mercado

Com clima favorável, moagem da Guarani deve aumentar 10,8% em 2013

img4246

O diretor-presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho, informou que na próxima temporada, a empresa estima processar 20,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume 10,8% acima do previsto para este ciclo — entre 18,2 milhões e 18,4 milhões de toneladas. Em seu relatório de resultados, a empresa confirmou uma recuperação na moagem devido o clima favorável.Para a safra 2012/13, a estimativa de moagem da Guarani de 18,2 milhões de toneladas poderá aumentar para 18,4 milhões de toneladas, caso as boas condições climáticas perdurem até o fim da safra, esperado para encerrar em meados de dezembro.

Segundo o relatório, o aumento estimado na moagem de cana-de-açúcar em base anual (+11,7%) ocorreu devido à recuperação nos rendimentos agrícolas.

A companhia informa que a Guarani processou 8,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no segundo trimestre, comparado a 7,8 milhões no 2T (segundo trimestre) 2011/12. “Neste trimestre, a Guarani recuperou significativamente o atraso observado no primeiro trimestre devido às fortes chuvas. A moagem de cana-de-açúcar totalizou 12,8 milhões de toneladas no acumulado do ano, queda de 6,6% apenas comparado à safra anterior, frente a uma queda de 20% no final do primeiro trimestre. Da moagem total nessa safra, 75% da cana-de-açúcar foram entregues por terceiros”, revela o relatório.

O presidente do Conselho, Alex Duval, explica que o aumento na rentabilidade no período foi impulsionado pela melhora nos resultados da operação de cana-de-açúcar no Brasil. “O segmento de cana-de-açúcar no Brasil registrou aumento de 8% na receita em relação ao ano anterior, apesar da queda nos preços, beneficiado pelo maior volume de vendas e um mix voltado para a produção de açúcar. Conseguimos recuperar grande parte do atraso da safra registrada no primeiro trimestre”, diz.