Mercado

Colheita de cana avança, mas teor de açúcares tem redução

A moagem de cana na região Centro-Sul totalizou 26,2 milhões de toneladas do início da safra 2010/11 até 16 de abril, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). De acordo com balanço divulgado pela entidade, o aumento em relação ao mesmo período da temporada anterior chega a 52,2%, que pode ser explicado pela antecipação dos trabalhos, nesta temporada, de um “número considerável de usinas”. O levantamento parcial confirma crescimentos da produção de açúcar e etanol, e também o perfil mais “açucareiro” do ciclo.

Apesar desses resultados, a Unica ressalvou que a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana na primeira quinzena de abril continuou abaixo da mesma época da temporada passado, por conta do recente excesso de chuvas em regiões produtoras, principalmente de São Paulo.

Além de uma expectativa de colheita maior em 2010/11, confirmada pelos números iniciais, o cenário aponta para um avanço significativo da mecanização. Em 2009/10, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a parcela dos trabalhos realizados sem queimadas foi superior (55,7%) à feita com o método de queima da palha pela primeira vez desde 2006 em São Paulo, início do monitoramento na região, informou nesta segunda-feira. (Com Reuters)