Mercado

Colégio Criarte promove II Seminário de Açúcar e Álcool

Os reflexos ambientais da cultura da cana-de-açúcar serão discutidos hoje (30), no último dia do II Seminário de Açúcar e Álcool, promovido pelo Colégio Criarte, em Presidente Prudente, SP. O evento, que começou na quarta-feira, conta com a participação de 180 alunos e professores do curso de Técnico em Açúcar e Álcool, além de profissionais das usinas da região.

A palestra de encerramento será proferida, a partir das 19h, pelo promotor de justiça Fernando César Bolque, que discutirá o cultivo da cana e suas implicações ao meio ambiente. Bolque também vai abordar temas referentes a desenvolvimento sustentável, áreas de preservação permanentes (APP), reserva legal e compensação ambiental.

Ontem (29), o palestrante convidado foi o coordenador de Relações Institucionais da Udop (União dos Produtores de Bioenergia), Leandro Sanches Ferreira, que apontou as perspectivas de crescimento do setor de bioenergia no Brasil e no Oeste paulista.

Na abertura do evento, dia 28, o engenheiro químico Natal Montanher, técnico em Açúcar e álcool e superintendente da Usina Dracena, falou sobre o processo de destilação de álcool, desde a colheita até a produção do etanol. Montanher também abordou assuntos referentes à segurança do trabalho e os cuidados que devem ser tomados na usina.

Segundo a coordenadora do seminário, Thalita Ayala Sales Lima, a abordagem temas primordiais do setor sucrocalcooleiro com o objetivo de orientar a formação de futuros bons profissionais. “Existe carência de mão-de-obra qualificada para atuar neste ramo. Em função disso, o Colégio Criarte viu a necessidade de criar o curso Técnico em Açúcar e Álcool. O objetivo é atender o crescimento das usinas da região”.

A primeira edição do simpósio, em agosto do ano passado, reuniu cerca de 140 participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Segurança do Trabalho, técnicas básicas de laboratório e Primeiros Socorros em usinas e destilarias. O III Simpósio está previsto para novembro de 2008.