Mercado

Cocamar já colheu 90% da safra de cana

A colheita de cana-de-açúcar na região da destilaria Cocamar, em São Tomé, já chegou a 90% do volume programado para este ano. Foram moídos até agora cerca de 650 mil toneladas de matéria-prima. Quando os trabalhos forem concluídos, a 30 de novembro, a indústria deverá ter produzido 60 milhões de litros, contra 47,573 milhões do ano anterior.

A safra é considerada de boa qualidade pelo gerente comercial de álcool, Aparecido Carlos Fadoni. O clima tem sido favorável e a produtividade média situa-se em 85 toneladas/hectare. Até o momento, a ART (Açúcar Redutores Total) da cana é de 15,27, diante dos 14,71 do período 2002/03.

Com capacidade para estocar 15 milhões de litros, a Cocamar precisou este ano fazer acordo com terceiros para armazenar um volume excedente de 5 milhões de litros.

A Cocamar foi uma das primeiras a iniciar a safra no Paraná, no dia 17 de março, atendendo a um apelo do governo federal para que a produção de álcool fosse antecipada – o objetivo era repor rapidamente os estoques para evitar problemas durante a entressafra.