De 18 a 21 de setembro, a NSK Brasil – subsidiária da gigante japonesa fabricante de rolamentos – participa da XV Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro). Considerado um dos principais eventos mundiais do setor, a feira reúne empresários, políticos e técnicos, vindos dos mais diversos países. A Fenasucro acontece no Centro de Exposições Zanini, em Sertãozinho, interior paulista. A empresa estará presente no estande 102, do Pavilhão I, em parceria com o distribuidor Pull Rolamentos, de Ribeirão Preto (SP).
Com o crescimento da demanda por álcool e açúcar, e conseqüente redução da entressafra no setor sucroalcooleiro, é crescente o número de usinas que têm investido na automação de processos, na profissionalização da mão-de-obra e na busca por soluções para melhoria da performance na produção. Nesse cenário, o rolamento, considerado por especialistas um dos componentes mais importantes da mecânica, ganha destaque. A quebra destes componentes em uma usina de álcool e açúcar pode retardar toda a cadeia produtiva – que vai da moagem da cana-de-açúcar ao produto final, chegando ainda a comprometer a logística e a competitividade dessas empresas.
Por isso, somente um rolamento de classe mundial, aliado a um serviço de ponta, pode assegurar o perfeito funcionamento de todo o sistema. Entre os produtos da NSK destinados aos equipamentos do setor sucroalcooleiro, o rolamento autocompensador de rolos da série HPS ocupa lugar de destaque e poderá ser conferido no estande da empresa. Dimensionado para suportar grandes exigências em aplicações críticas, ele atende as necessidades técnicas específicas das peneiras rotativas, ventiladores e exaustores, por exemplo. Além disso, por possuir maior capacidade de carga e maior limite de rotação, os rolamentos da série HPS alcançam vida útil mais longa em relação aos rolamentos similares conhecidos no mercado. Com um novo design, a gaiola nitretada proporciona a esses rolamentos uma redução da geração de calor interna, elevando assim seu limite de rotação e reduzindo pela metade o desgaste da gaiola.
Outro destaque para o setor que estará exposto durante a Fenasucro são os rolamentos da Linha 6000, ideais para serem utilizados em motores elétricos e bombas, que exigem componentes com alto desempenho e fácil reposição. Produzidos na fábrica da NSK em Suzano (interior paulista), esses rolamentos possuem alta qualidade e são utilizados originalmente em bombas e motores elétricos dos principais fabricantes.
NSK Brasil
NSK iniciou suas atividades no Brasil em 1970. Foi a primeira fábrica do grupo aberta fora do Japão que está em atividade. Hoje, produz aproximadamente 50 milhões de rolamentos por ano em sua fábrica em Suzano (interior paulista). Além disso, a empresa é responsável por comercializar no Brasil a linha completa de rolamentos fabricados mundialmente pela marca.
Sobre a NSK no mundo
Fundado em 1916, o grupo japonês NSK conta hoje com 59 fábricas e tem faturamento global anual de 6 bilhões de dólares. A companhia está presente em 27 países, espalhados pela Europa, Ásia e Américas, e emprega mais de 20 mil colaboradores e produz praticamente todos os tipos de rolamentos, num total de 1,25 bilhão de peças por ano.