O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) começa a selecionar, nesta terça-feira, os projetos de extensão tecnológica inovadora, apropriados à agricultura familiar, que serão beneficiados com recursos do Governo.
Mais de 600 projetos foram enviados ao CNPQ. A seleção pública, que prevê a aplicação de recursos financeiros no valor de R$ 13,2 milhões, é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sesan/MDS).
A escolha dos projetos será feita por uma comissão de seleção que se reunirá em Brasília, DF, às 9h, na sede do CNPQ. A divulgação dos resultados acontece até 6 de dezembro.
A seleção seguirá critérios temáticos, com preferência para desenvolvimento de técnicas de manejo em sistema de produção sustentável, processamento de alimentos de baixo custo para captação e tratamento de água, uso de metodologias de Comunicação Social aplicadas à assistência técnica e extensão rural e processos de geração de renda de origem não-agrícola.