Para discutir o futuro do mercado da cana-de-açúcar brasileira a FMC Agricultural Products promove, entre os dias 3 e 6 de novembro, o Clube da Cana 2005, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Com o tema “O futuro da Cana do Brasil conquistando o Mundo”, um painel discutirá o crescimento do mercado de flexfuel – ramo em que o Brasil tem muito para se tornar uma grande liderança – e as soluções para o incremento da produção sucroalcooleira, além de abordar a depleção do mercado petrolífero.
Aproximadamente dois terços dos veículos que saem dos pátios das montadoras são bicombustíveis. Eles representam 65,8% das vendas de automóveis e comerciais leves nacionais e importados, segundo dados divulgados pela Anfavea. Já existem, inclusive, projetos de construção de aviões bicombustíveis. “O Clube da Cana deste ano vai focar justamente nessa tendência de crescimento do mercado de álcool, mostrando o potencial brasileiro para expandir ainda mais como um dos principais mercados para oferecer esse combustível”, afirma Ronaldo Pereira, Gerente de Marketing da FMC.
Futuro da Cana
A programação do Clube da Cana foi aberta ontem (dia 3) com uma palestra do professor Mário Sérgio Cortella sobre liderança em um mercado de grandes oportunidades. Logo após, um painel discutiu o futuro do segmento de flexfuel no Brasil e no mundo, com palestra do presidente da Comissão de Energia da Anfavea, Henry Joseph Jr., além de uma apresentação sobre o mercado de álcool com a deflação do petróleo feita por Onório Katayama, da ÚNICA, e uma explanação do presidente do conselho da Canavialis sobre soluções para o crescimento da produtividade sucroalcooleira.
Hoje (dia 04), o evento prossegue com apresentações de representantes de grandes usinas do país com foco em produtos e resultados obtidos por elas nas safras recentes. A FMC também apresentará a eficácia de seus produtos voltados para a cana-de-açúcar que apresentam grandes resultados em testes preliminares realizados pela empresa em parceria com produtores.
Personalidades participam do Clube da Cana FMC
O Clube da Cana FMC 2005 terá como personalidades a Consultora de Moda da TV Globo, Regina Martelli, e a personal trainer Solange Frazão, que vai fazer uma oficina de exercícios com cerca de 80 mulheres – empresárias e esposas – de representantes das principais usinas de cana-de-açúcar do país. Regina vai apresentar a palestra Moda com Estilo, na qual vai dar dicas de como se vestir, de usar as roupas para ocasiões adequadas, etc.
No dia 4, o evento contará com um show especial do cantor Fábio Jr., que vai brindar os cerca de 300 convidados presentes com seus hits e sucessos antigos no jantar de confraternização do Clube da Cana 2005.
Sobre a FMC Agricultural Products
A FMC Química – uma das maiores corporações dos Estados Unidos – produz e comercializa no Brasil, por meio de sua divisão FMC Agricultural Products, herbicidas e inseticidas para culturas diversas, como arroz irrigado e de terras altas (sequeiro), algodão, cana-de-açúcar, milho e soja, entre outras. A empresa tem fábrica em Uberaba (MG), foi fundada em 1979 e é hoje uma das mais competitivas do setor.
Atualmente, a FMC Agricultural Products possui escritórios em Campinas (SP) e cinco centros de distribuição estrategicamente localizados em Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Ribeirão Preto (SP), Cachoeirinha (RS) e Londrina (PR), entre outros importantes pólos de produção agrícola do Brasil. A empresa possui cerca de 350 colaboradores (efetivos, terceirizados e temporários), dos quais a maior parte atua diretamente no campo, nas principais regiões agrícolas do país, em contato direto e estreito com os agricultores e distribuidores. Com faturamento anual de US$ 190 milhões (2004), a FMC é focada em nichos de mercado nos quais a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar. Um dos resultados desta política de gestão é que a empresa foi, pela quinta vez, escolhida pelas revistas Exame e Você S/A como uma das “100 Melhores Empresas para se Trabalhar”.