Mercado

Clio 1.0 16V Hi-Flex chega em outubro

A Renault já produziu cerca de 300 unidades do Clio 1.0 16V Hi- Flex na fábrica da marca no Paraná.

O modelo, que deve chegar em outubro nas versões sedã e hatch, será o próximo lançamento entre os chamados “populares” flexíveis. Com o novo carro, o consumidor passará a ter sete opções num segmento que hoje conta com Celta, Gol, Mille, Palio e Siena.

O lançamento deve dar novo fôlego a uma categoria que já representou mais de 70% do mercadonacional, fechou 2004 com 57,3% das vendas e acumula, entre janeiro e julho deste ano, 55,2% de participação média, segundo dados da Anfavea, aassociação das fabricantes. De acordo com Paulo Roberto Garbossa, da ADKConsultoria, as vendas de 1.0 nos próximos anos não devem passar de 45% do mercado. “Se não houver grandes mudanças no cenário nacional, o consumidor deve continuar optando por modelos 1.4 ou 1.6 flexíveis, já que a diferença de preço em relação ao 1.0 não é tão grande.”

O consultor afirma que o sucesso dos modelos 1.0 há alguns anos se devia exclusivamente ao seu preço mais baixo. “Antes as pessoas trocavam um ‘popular’ por outro novo. Hoje esses carros são adquiridos principalmente por frotistas, taxistas e pessoas que estão comprando o primeiro carro zero-km.”

Entre os cinco modelos mais vendidos do Brasil neste ano, três têm opções de motores de 1,0 a 1,6 litro – Celta, Gol e Palio.

No modelo GM, por exemplo, a diferença de preços de tabela entre a versão 1.0 Flexpowerea1.4 (sóa gasolina),ambas básicas, é de apenasR$1.600.OGol Geração 4 chegará às lojas primeiramente com motor 1.0 Total Flex. Das quatro maiores montadoras, apenas a Ford ainda não tem modelo 1.0 flexível.