Mercado

Clima prejudica moagem em usinas do Paraná e de Minas

Os Estados do Paraná e de Minas Gerais, que disputam ano a ano a vice-liderança na produção de cana no país, devem deixar matéria-prima no campo. Em Minas, a moagem deve ficar em 36,5 milhões de toneladas, ante os 38 milhões previstos inicialmente. No Paraná, o processamento deverá ser de 39 milhões de toneladas, de um total de 42 milhões previstos para esta safra, a 2007/08. São Paulo é o maior produtor do país.

O atraso na colheita, por conta de problemas climáticos, é o motivo apontado para o volume de cana que deverá ficar nos canaviais nesta safra, segundo o Sindicato da Indústria de Açúcar e Álcool de Minas (Siamig) e Associação dos Produtores de Açúcar e Álcool do Paraná (Alcopar).

Os dois Estados estão na rota de expansão do setor sucroalcooleiro. No Paraná, há pelo menos oito novos projetos de construção de usinas, diz José Adriano Dias, diretor da Alcopar. Em Minas, são 36 projetos anunciados, dos quais 17 deverão sair do papel nos próximos anos, calcula Luiz Cotta, presidente do Siamig. (MS)