Mercado

Clean Energy Brazil investe US$ 130 milhões e adquire 49% da Usaciga

A Clean Energy Brazil (CEB), empresa criada para atuar no mercado sucroalcooleiro do Brasil, adquiriu 49% da Usaciga Açúcar, Álcool e Energia Elétrica S/A, de Cidade Gaúcha, PR. O investimento da CEB é de aproximadamente US$ 130 milhões e inclui participações em uma usina produtora de açúcar e álcool, em um terminal de açúcar bruto (Pasa), em uma empresa trading de etanol (Central Paranaense de Álcool – CPA) e no desenvolvimento de projetos greenfield – que começam do zero.

A concretização dessa negociação faz parte de um planejamento da Usaciga que pretende criar um conglomerado com capacidade de moagem de mais de 8 milhões de toneladas de cana por ano. Para alcançar essa meta, nos próximos dois ou três anos, a empresa vai utilizar sua expertise em gerenciamento, bem como o capital de investimento da CEB. A Usaciga já havia conseguido, antes da realização do investimento da Clean Energy Brazil, direito adquirido sobre Santa Cruz de Montecastelo, um novo projeto greenfield, com uma capacidade de moagem de 2 milhões de toneladas de cana por ano.

Além disso, o grupo paranaense fez acordo para ampliar sua participação societária de 33% para 100% na Rio Paraná, um projeto greenfield na cidade de Eldorado, MS, com capacidade prevista de moagem de 2,3 milhões de toneladas de cana por ano. As duas novas unidades deverão iniciar as suas atividades em 2009. A empresa irá inaugurar, em 2007, uma termoelétrica com capacidade de 180 mil MWh/ano, que serão comercializados para o sistema Proinfa/Eletrobrás. A Usaciga – controlada pela família Baréa – exportou 75% de sua produção total de açúcar e álcool no ano passado.

O investimento na Usaciga é o primeiro negócio da Clean Energy Brazil que captou aproximadamente 100 milhões de libras – cerca de 200 milhões de dólares – em seu IPO (lançamento inicial de ações), em 18 de dezembro de 2006, que serão investidos exclusivamente no mercado brasileiro de açúcar e álcool. Outros dois negócios, no Brasil, estão sendo avaliados pela CEB que é uma empresa de investimentos 100% pública com ações no Alternative Investment Market (AIM), da London Stock Exchange.