O diretor executivo da International Energy Agency (IEA), Claude Mandil, é o escolhido para receber o Prêmio MasterCana Brasil 2006, na categoria Personalidade Internacional – Biocombustíveis. A cerimônia de premiação será realizada amanhã, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, encerrando em grande estilo a programação do Ethanol Day.
Mandil foi indicado para o prêmio por suas iniciativas no delineamento de uma nova política energética, mediante a promoção do “Cenário Mundial de Políticas Alternativas” (“World Alternative Policy Scenario”), bem como pelas suas contribuições ao desenvolvimento sustentável de tecnologias energéticas alternativas e ambientalmente adequadas. Sua determinação em recomendar a importação pela Europa de álcool do Brasil, ao invés de subvencionar uma produção própria, contribuiu decisivamente para a indicação ao prêmio pela comissão julgadora.
Em entrevista recente publicada pelo jornal francês “La Tribune”, Claude Mandil disse que a Europa produz etanol à base de milho ou de beterraba, o que torna imprescindível as subvenções e requer o consumo de combustíveis fósseis. No entanto, o etanol – base para a fabricação de biocombustíveis – é produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar. “O etanol produzido no Brasil, inclusive importado pela Europa, poderia suportar os impostos sobre o petróleo”, completou. O diretor executivo da AIE aposta nos biocombustíveis, que, em sua opinião, oferecem os melhores balanços em custos e na emissão de dióxido de carbono.
O trabalho desenvolvido pela AIE enfatiza a necessidade de mais investimento tanto em pesquisa e desenvolvimento como em recursos humanos, ao mesmo tempo em que incentiva governos a investirem em novas tecnologias de energia e a procurar maior colaboração entre países produtores de hidrocarbonetos e aqueles que se dedicam à transferência de tecnologia com preocupação pela a segurança e respeito ao meio ambiente.
O troféu MasterCana Brasil é outorgado às usinas, empresas, entidades e personalidades que se destacaram no setor sucroalcooleiro em 2006. Mais detalhes sobre o Prêmio, assim como a relação dos vencedores, estão disponíveis no site www.mastercana.com.br.
*Carlos Barbouth (C.A.B. International – Consultores Associados do Brasil), São Paulo