Mercado

Cinco usinas já estão em atividade

O Maranhão já tem cinco usinas de álcool em atividade, com produção estimada neste ano em 180 milhões litros. Com as perspectivas de crescimento da demanda no exterior, o estado aposta num crescimento anual de 40 % na produção de etanol a médio prazo.

Os dados são da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (Sinc) e foram apresentados no Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustível, que terminou no fim de semana em Teresina.

No momento, mais duas usinas estão sendo instaladas: a G5 Agroindustrial, no município de Porto Franco (a 724 quilômetros de São Luís); e a Destiladora OLS Agroindustrial, em Tuntum (a 382 quilômetros da capital). As três principais empresas que produzem álcool no Maranhão são Agro Serra, Maity Bioenergia e Itajubara (Grupo João Santos).

Também estão iniciando a produção a Tuntum Agroindústria (em Tuntum) e uma empresa do Grupo Costa Pinto, no município de Aldeias Altas. Só a Agro Serra, uma das maiores produtoras de álcool do Norte e Nordeste, instalada no município de São Raimundo das Mangabeiras (Sul do estado), deve produzir este ano 105 milhões litros de álcool. O superintendente de Agronegócio da Sinc, Marco Moura, afirma que muitos investidores estão procurando o estado para investir na produção de etanol. É com base nesse interesse que a secretaria aposta na transformação do estado num grande produtor nacional.