Mercado

Chuva provoca queda de moagem no Centro-Sul

A moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil registrou queda de 4,95% na primeira quinzena de julho se comparada com a quinzena anterior, com um volume de 39,67 milhões de toneladas. Segundo a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, esse recuo se deve à ocorrência de chuvas durante a quinzena, ainda que em baixa intensidade, em algumas regiões produtoras.

No acumulado desde o início da safra até 15 de julho, a moagem totalizou 255,19 milhões de toneladas, crescimento de 20,26% em comparação com o mesmo período da safra 2009/2010.

De acordo com o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – Unica, Antonio de Padua Rodrigues, esse avanço na moagem deve ser avaliado com muita cautela e qualquer extrapolação para as demais quinzenas do que ocorreu desde o início desta safra pode levar a um resultado equivocado.

Segundo o executivo, pode-se afirmar que mais de 50% do incremento da moagem observado até o momento deve-se à antecipação do início da safra.

Diante do cenário, a Unica, em conjunto com as demais Associações e Sindicatos Estaduais, está finalizando uma revisão na projeção da atual safra. A nova estimativa para a safra 2010/2011 será divulgada até o final de agosto.