A aquisição de parte do Grupo Cerradinho no ano passado, mostrou que os chineses apostam no setor sucroenergético e 2011 promete ser um ano promissor para os investimentos no Brasil. Dados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC) apontam que os investimentos daquele país no Brasil deverão chegar a US$ 25 bilhões só neste ano e a previsão é que deve ultrapassar os US$ 40 bilhões em 2014.
Recentemente a estatal chinesa State Grid adquiriu no país, empresas de transmissão de energia, e isso deve atrair outros negócios na área de infraestrutura que inclui portos, estradas e saneamento. Além disso, os setores de minério de ferro, petróleo e sucroenergético estão entre os principais focos dos chineses. Essa é a opinião de executivos do Standard Bank, banco que assessorou a aquisição de sete das 12 empresas da Plena Transmissoras pela State Grid.
Para o advogado Marcelo Guedes Nunes, os investimentos chineses e os altos preços contribuíram para que a crise mundial afetasse de forma sutil o Brasil, já que manteve aquecida a economia brasileira.