Mercado

China poderá importar 2 mi de t de açúcar até 2011, diz OIA

A China poderá importar cerca de dois milhões de toneladas de açúcar até 2011 e 3,5 milhões até 2015. A estimativa foi divulgada hoje pela Organização Internacional do Açúcar (OIA).

A organização projeta um robusto crescimento no consumo na China, com uma taxa “significativamente mais alta que a média mundial”, afirma a OIA em seu relatório. O documento diz ainda que “a indústria chinesa não terá condições de atender a demanda local”.

“Nossas projeções indicam que haverá demanda por um volume adicional de 4 milhões de toneladas devido ao forte crescimento no consumo esperado ante 2005”, afirma a OIA. Atualmente, o país é o terceiro maior produtor e o segundo maior consumidor mundial, segundo a organização.

A forte demanda projetada para os próximos 10 anos na China deve afetar o mercado mundial, afirma a OIA. Apesar disso, o preço no mercado doméstico chinês torna o produto atraente para os produtores, que devem impulsionar a cultura no país. Neste caso, a demanda chinesa permaneceria em torno de um milhão de toneladas entre 2007 e 2008, projeta a organização. As informações são da Dow Jones.