É claro que o carro ganha em autonomia e que se paga menos por quilômetro rodado, mas essas vantagens só valem a pena para quem roda bastante. O preço do Astra Multipower é aproximadamente R$ 4.000,00 maior do que o modelo “convencional”, Flexpower, em qualquer das versões oferecidas (Comfort e Elegance, esta a avaliada por WebMotors, com 02 cilindros de GNV).
O modelo é difícil de encontrar nas lojas – vendido apenas sob encomenda, sem pronta-entrega – e, de acordo com a assessoria da marca, foram vendidas aproximadamente 300 unidades do Astra Multipower desde seu lançamento (de agosto de 2004 até março de 2005).
Para receber os tanques de GNV, que ocupam quase 50% da capacidade do porta-malas, a suspensão traseira recebeu molas de maior altura livre, um reforço que visa atender aos 90 kg a mais oriundos do equipamento. Mas não se mexeu no sistema de freios ou na embreagem e isso pode significar maior carga aos sistemas, que serão submetidos a esforço extra.
Desempenho
O Astra Multipower atinge, de acordo com a Chevrolet, velocidade máxima de 203 km/h, rodando com 100% de álcool, 198 km/h com 100% de gasolina e 185 km/h no GNV. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,1 segundos (álcool), 9,8 segundos (gasolina) e 13 segundos (gás). O interessante é que os números de aceleração obtidos com combustível líquido são os mesmos da versão Flexpower, que é mais leve.
O motor 2,0 litros, da Família II, tem funcionamento um tanto áspero, mas não chega a incomodar rodando em faixas de 3.500 rpm – regime de trabalho a 120/130 km/h, em 5ª marcha. O câmbio manual tem boas relações e aproveita os recursos do motor. Não há opção de câmbio automático para o Astra Multipower.
Durante o período em que foi avaliado, o Astra demonstrou pequena demora em dar a partida pela manhã (ainda que a temperatura não estivesse baixa). Mas isso é apenas característica do sistema, que utiliza o GNV em vez de gasolina para funcionar.
É na hora de abastecer para uma viagem, por exemplo, que o Astra dá alegria ao motorista. Com aproximadamente R$ 20,00 se enchem os dois tanques de GNV, que proporcionam autonomia próxima dos 250 km. Depois, é só virar a chave para o combustível líquido (álcool, que é mais barato).
Motor
De acordo com a GM, o motor 2,0 litros 8 válvulas desenvolve potência máxima de 128 cavalos com uso exclusivo do álcool, 121 cv com gasolina e 106 com o uso do GNV, sempre na faixa de 5.200 rpm. Ainda de acordo com a fábrica, o torque é de 19,6 kgfm com álcool, 18,3 kgfm com gasolina e 16,4 kgfm com GNV. A taxa de compressão permanece a mesma dos FlexPower, de 11,3:1.
A seleção de combustível é feita por meio de uma tecla seletora no painel central do veículo, abaixo do comando de ar-condicionado, e também traz um led vermelho que indica quando o GNV está na reserva. O sistema de injeção de gás, fornecido pela Rodagás, é de quinta geração e utiliza bicos injetores seqüenciais.
No lançamento do modelo, Antonio Gouveia, gerente da Plataforma Astra, lembrou que assim como ocorre com os modelos bicombustíveis pode-se rodar normalmente apenas com álcool, ou com gasolina. Mas é preciso tomar cuidado quando se anda com o carro abastecido apenas com GNV, “para não deixar que o tanque seque e provoque pequenos danos no sistema, é preciso que sempre se mantenha o tanque líquido abastecido, mesmo que não seja usado”, esclarece Gouveia.
A utilização do GNV permitiu a retirada do polêmico “tanquinho” de gasolina ao lado do motor. A partida é feita usando o gás. Segundo o Diretor Executivo de Engenharia da GM, Pedro Manuchakian, o sistema de GNV será automaticamente desligado sempre que apresentar apenas 15% de sua capacidade, garantindo uma reserva de gás para as partidas (máximo estimado de 10 partidas).
Conforto
O Astra Elegance Multipower traz de série: acionamento das travas das portas por rádio freqüência (comando na chave), com o útil sistema de fechamento automático dos vidros; airbags dianteiros; espelho retrovisor eletrocrômico; vidros elétricos com operação “um-toque” para as quatro portas; coluna de direção regulável em altura e profundidade (também presente na Comfort, colabora para a boa posição de dirigir); ar-condicionado digital e abertura do porta-malas com comando na chave – o comando convencional fica “escondido” dentro do porta-luvas.
O problema é acomodar a bagagem no porta-malas, cuja capacidade cai dos 460 litros originais para pouco mais da metade. O sistema de abertura da tampa limita a disposição de itens maiores (não é pantográfico, como no Fiesta Sedan).
Consumo
Utilizando apenas gasolina, o Astra Multipower percorre, de acordo com dados da fabricante, em média (cidade/estrada) 12 quilômetros com um litro do combustível. Abastecido com álcool, a média cai para 8,7 km/l. Com o GNV a média é de 15km/m3.
A partir desses números e da capacidade do tanque de 52 litros, a autonomia é de aproximadamente 624 quilômetros rodando com gasolina. Somando-se um cilindro de 8m3, a autonomia sobe para 744 km (124 km com um cilindro de GNV). Com dois tanques, pode-se percorrer 980 km sem abastecer o carro.
Abastecido apenas com álcool, a autonomia cai para 452,4 km – somando-se um cilindro de gás, sobe para 572,4 km; com dois cilindros vai para 692,4 km.
Vale lembrar que essas médias podem variar, pois o gás sofre alterações de volume conforme a temperatura ambiente. Quando a temperatura sobe, o gás se expande, impossibilitando o abastecimento total do cilindro. O contrário também é válido. O engenheiro de Materiais Fernando Pan fez as contas: “a uma temperatura de 35º C, o cilindro é abastecido com cerca de 7% a menos de gás. A uma temperatura de 5º C, o ganho é de cerca de 5%”, explica Pan.
Difícil de encontrar
O preço do Astra Multipower em 09 de maio é de R$ 55.532,00 com 01 cilindro de GNV e de R$ 56.548,00 com 02 cilindros, na versão Comfort de acabamento. Já o Elegance sai por R$ 60.497,00 com 01 cilindro e R$ 61.513,00 com 02 cilindros, esta última a versão avaliada por WebMotors. A diferença desta para o modelo Elegance Flexpower (sai por R$ 57.551,00) é de R$ 3.962,00.
Mas, embora tenha preço divulgado e conste na tabela, o Astra Multipower é difícil de encontrar. A assessoria de imprensa da fábrica afirma que o modelo não está disponível para pronta-entrega. Quem quiser comprar o sedã “tricombustível” deve fazer o pedido na concessionária e aguardar