Mercado

Cerca de 25 mil produtores serão beneficiados com subvenção

Com a sanção do presidente Lula para liberação da subvenção, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) estima que cerca de 25 mil produtores nordestinos que produzem até 10 mil toneladas de cana sejam beneficiados.

Após todos os trâmites para sua efetiva liberação, o repasse deve ser realizado ainda este ano e no início do ano que vem, sendo o pagamento referente à produção 2009/2010 entregue às usinas após 1° de agosto de 2009. De acordo com a emenda, o pagamento deverá ser realizado diretamente aos produtores, mediante apresentação da nota fiscal à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comprovando a venda da cana-de-açúcar às unidades agro-industriais da região Nordeste.

Para tanto, o superintendente regional da Conab na Paraíba, Ângelo Viana, explica que para a liberação dos recursos, primeiro será necessário que a Conab em Brasília emita instruções às suas regionais. “Estamos aguardando a emissão das instruções quanto à liberação desses recursos. À exemplo de anos anteriores, a Conab em Brasília precisa primeiro receber os recursos e enviar instruções para as regionais para depois começarmos a fazer os pagamentos”, destaca.

Para Nonato, que vem acompanhando o andamento do processo junto a outros dirigentes de associações do Nordeste, a expectativa é que tudo se proceda no tempo hábil. “Esperamos que tudo ocorra bem e dentro do tempo esperado, já que a apreciação do presidente Lula foi, de fato, bastante célere, e que os recursos são de suma importância para os produtores”, enfatizou o dirigente da Asplan, acrescentando ainda a importância da cultura canavieira na Paraíba. “Estamos falando da terceira maior produção nordestina, sustentáculo importante da economia do Nordeste”, finaliza Nonato.