A safra 2008/09 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul terá entre 20 a 30 novas fábricas de açúcar e de etanol em operação. O número de plantas a entrar em funcionamento foi apurado pelo Agroind junto a lideranças do setor como o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, cooperativa de produtores particulares de cana com sede em Sertãozinho (SP), e membro do Consecana, conselho que regula o sistema de pagamento da matéria-prima no estado de São Paulo.
A entrada das novas unidades coincide com o planejamento de canaviais. Pela avaliação de Ortolan, o Centro-Sul terá neste ano 40 milhões de toneladas novas da planta, suficientes para 3,6 bilhões de litros de etanol ou 5,6 bilhões de toneladas de açúcar.
Geralmente as fábricas novas do país iniciaram na produção de etanol para em seguida, com os devidos investimentos industriais, passarem para o processamento de açúcar. Essa tendência poderá ser alterada no caso das unidades em fase de inauguração porque enquanto o etanol espera por contratos de venda no exterior, o açúcar sinaliza mercado positivo até porque a Índia, no fim de seu segundo mês de safra, tem registrado menor produção – o que pode favorecer o Brasil.
Para 2009
O setor avalia também as unidades fabris que devem entrar em operação na safra 2009-2010, quando se espera um melhor momento para o etanol no cenário internacional. Conforme apurado pelo Agroind, pelo menos quatro novas unidades estão confirmadas para estrearem na safra seguinte. São elas: Unialco (SP), Araguari (MG), Total (MG) e Dourados (MS).
As quatro unidades têm contratos com diversos fornecedores especializados, entre eles a LB Fabricação e Montagem, também focada na fabricação de equipamentos caldeirados. O diretor da empresa, Luiz Batista, informa, por meio da assessoria, que, incentivado pelos contratos com o setor, terá de ampliar em 20% o quadro de colaboradores. (Delcy Mac Cruz)