Mercado

Centro de Treinamento em Bebedouro-SP promove capacitação de mulheres para operação de colhedoras de cana de duas linhas

Tracbel Agro inaugura instalações modernas impulsionando a inclusão feminina no setor bioenergético

Centro de Treinamento em Bebedouro-SP promove capacitação de mulheres para operação de colhedoras de cana de duas linhas

A crescente demanda por mão de obra qualificada, impulsionada pelo avanço tecnológico e a adoção de equipamentos cada vez mais sofisticados, tem desafiado empresas do setor bioenergético. Em resposta a essa necessidade, a Tracbel Agro inaugurou, nesta quinta-feira (22), um Centro de Serviços e Treinamento John Deere em Bebedouro-SP, com o objetivo de qualificar profissionais, especialmente mulheres, para a operação de colhedoras de cana de duas linhas.

A Tracbel Agro, divisão do Grupo Tracbel lançada em fevereiro deste ano, conta com 16 lojas John Deere distribuídas pelo estado de São Paulo. O Grupo Tracbel, com 40 unidades em todo o Brasil, é um nome consolidado na distribuição de caminhões, máquinas, ônibus e outros produtos voltados para o agronegócio, transporte, construção, mineração, logística e o setor florestal.

Segundo Jacyr Costa, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e membro do Conselho Administrativo da Tracbel Agro, a iniciativa de capacitar mulheres para operar a colhedora CH950 representa um marco para o setor e para a região. “Além de promover a inclusão feminina em um segmento estratégico, as operadoras terão a oportunidade de trabalhar com o melhor equipamento disponível para a colheita de cana no Brasil”, destacou Costa.

Jacyr Costa faz parte do conselhor da Tracbel

A CH950, uma colhedora de duas linhas com corte simultâneo e independente para espaçamentos de 1,4 e 1,5 metros, oferece benefícios como a redução da compactação do solo, diminuição de danos às soqueiras e maior longevidade e produtividade dos canaviais. “Capacitar operadores, especialmente mulheres, para manusear uma máquina que custa quase R$ 4 milhões é essencial. Essa iniciativa da Tracbel Agro é um grande passo para o fortalecimento do agronegócio na região”, acrescentou Costa.

Victor Franco, CEO da Tracbel Agro, destacou que as colhedoras de duas linhas têm sido altamente demandadas pelo setor bioenergético, especialmente em um momento favorável, apesar dos desafios climáticos. “Nossa área de atuação cobre 200 municípios paulistas, e a escolha de Bebedouro para o novo centro foi estratégica. A cidade é um polo agrícola, cercada por 10 usinas que processam cerca de 50 milhões de toneladas de cana”, explicou Franco.

As novas instalações em Bebedouro, com uma área construída de 4,5 mil m² em um terreno de 28 mil m², oferecem uma estrutura completa e moderna. Além dos treinamentos, o centro conta com oficinas de manutenção, pintura e reforma total, um showroom, salas de treinamento e reuniões, pátio para exposição, estacionamento, refeitório e um robusto estoque de peças. “Estamos preparados para garantir uma manutenção de alta qualidade, com profissionais capacitados pela fábrica e equipamentos de última geração, visando aumentar a produtividade dos produtores rurais brasileiros”, complementou Franco.

Fernando Deway, diretor de pós-venda da Tracbel Agro, ressaltou que a estrutura foi projetada para atender desde pequenos produtores, que utilizam tratores de menor porte, até grandes operações que demandam colhedoras de cana e pulverizadores. “Estamos comprometidos em expandir estruturas que apoiem os negócios de nossos clientes, sempre com excelência no atendimento, uma marca registrada da Tracbel”, afirmou Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. Atualmente, o agronegócio representa cerca de 40% do faturamento do grupo, reforçando a importância do setor para a empresa.