Mercado

Cenbio instala projeto de geração à base de óleo de mamona no Ceará

O Cenbio está instalando um projeto de geração de energia elétrica a partir de óleos vegetais no município de Quixeramobin, no Ceará. A previsão é operacionalizar o empreendimento no segundo semestre de 2004.

O projeto, que utilizará mamona para formação do óleo in natura e biodiesel, terá até 200 hectares de área plantada. O objetivo do trabalho é criar uma opção para levar energia para o interior do Nordeste. A escolha da mamona foi motivada pela maior resistência ao semi-árido brasileiro.

O Cenbio ainda instalará uma micro-usina para a extração do óleo da mamona no local. O produto in natura não poderá ser utilizado em geradores tradicionais sem a adaptação de um kit ao equipamento. Por ser muito viscoso, a pasta extraída da mamona tem que ser aquecida antes de ser usada na engrenagem do motor.

O projeto prevê a utilização dos dois sistemas no Ceará. Quando entrarem em funcionamento, no segundo semestre, os técnicos vão analisar o desempenho e a viabilidade de cada um para definir qual é mais indicado para as condições da cidade de Quixeramobim.