Mercado

Cartilha traz informações sobre produção de agroenergia

O mundo precisa cada vez mais de fontes energéticas alternativas. É o que aponta a Agência Internacional de Energia (IEA). Segundo a instituição, as projeções de crescimento da demanda energética até 2030 serão de 1,8% ao ano, calculadas com base nas tendências de aumento da população e da atividade econômica, principalmente em países como China, Índia, Brasil e Rússia.

Dados como esses estão reunidos na cartilha Agroenergia, lançada pelo Sebrae Nacional e que pode ser encontrada para download no site: www.sebrae.com.br/setor/agroenergia. A idéia da publicação é apresentar um panorama do cenário energético do Brasil e do mundo. Também tem como objetivo mostrar a importância da agroenergia – energias cujas matérias-primas são provenientes do campo – no contexto brasileiro.

A coordenadora da carteira de projetos de Agroenergia do Sebrae, Wang Ching, destaca que a cartilha é indicada para empreendedores interessados ou atuantes no mercado de biocombustíveis. “O Sebrae, reconhecendo que o mercado apresenta características diferenciadas com relação aos setores tradicionais, preocupou-se em elaborar esse material para mostrar a dimensão desse mercado e suas características, tais como a alta competitividade e a predominância de grandes investidores”, conta Wang.

Segundo Wang, o foco do Sebrae na temática de biocombustíveis tem sido o de produção de matéria-prima para esse mercado. “São oleaginosas para biodiesel, cana-de-açúcar para etanol e plantio de árvores ou aproveitamento de resíduos para uso energético. Para todos os empreendedores interessados nesse mercado, independentemente do elo da cadeia produtiva, é necessário investir na eficiência do processo produtivo e do modelo de gestão para ter viabilidade econômica”, explica.

Na cartilha, os leitores vão encontrar uma contextualização do cenário energético e a importância das energias renováveis. Há também explicação sobre o Plano Nacional de Agroenergia e uma abordagem sobre seus eixos: biodiesel, etanol, florestas energéticas, resíduos e dejetos. A publicação traz também um glossário e oportunidades para os pequenos negócios. “Trata-se de um olhar sobre onde residem reais possibilidades para pequenos em um mercado predominante de grandes investimentos”, diz.

Entre as oportunidades citadas na cartilha estão: aproveitamento de biomassa derivada da produção agropecuária de ovinocaprinocultura, bovinos ou suínos e da produção de mandioca e cana-de-açúcar. Outro exemplo interessante é o aproveitamento de resíduos da produção de cachaça para a produção de álcool combustível.