Mercado

Carlos Lyra Neto faz ode a Pernambuco e reivindica subsídios

– Para mim é muito caro receber aqui esta comenda, afirmou, emocionado o empresário Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, no Recife, ao receber o Prêmio MasterCana Nordeste 2005, como empresário do ano, na última quinta-feira, 24 de novembro, no Centro de Recepções Personnalité, no Recife, PE. O prêmio é concedido por votação aos melhores do ano no setor sucroalcooleiro.

Carlos Lyra Neto lembrou que a saga de sua família começou exatamente em Pernambuco, com a Usina Serra Grande, dirigida por seu avô, Carlos Lyra, e dali partiu para Alagoas. Hoje, o grupo Carlos Lyra móe 9,3 milhões de toneladas de cana por safra nas unidades do Nordeste e do CentroSul.

Carlos Lyra Neto é presidente do Grupo Carlos Lyra, com sede em Alagoas. Cerca de 400 pessoas, incluindo o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, participaram da festa. A cerimônia e jantar reuniram autoridades federais e regionais, e os principais líderes da agroindústria canavieira da região Norte/Nordeste, incluindo diretores e presidentes de unidades de açúcar e álcool, de grupos produtores, de sindicatos e entidades do setor.

Em sua fala emocionada, Carlos Lyra Neto declamou um belo poema a respeito da esperança e força de trabalho nordestinas e aproveitou o momento da festa para reivindicar os subsídios governamentais ao Nordeste, que há duas safras não têm sido repassados pelo governo e hoje somam em torno de R$ 700 milhões. “Os produtores precisam receber o que é dele”, reclamou.

O Prêmio MasterCana Nordeste foi realizado pela empresa ProCana Informações e Eventos. Também homenageou as empresas fornecedoras de serviços, produtos e equipamentos para o setor sucroalcooleiro (conheça os ganhadores no site www.mastercana.com.br) .