Uma das indústrias de alimentos mais importantes do Brasil, a Cargill Agrícola S.A faz sua estréia no mercado de produção de açúcar e álcool. A empresa passa a deter 63% da Central Energética Vale do Sapucaí Ltda (Cevasa), usina localizada no município de Patrocínio Paulista (SP), na região de Ribeirão Preto. A conclusão das negociações foi anunciada hoje pela Cargill e pela Maubisa Agrícola Ltda.
Com a transação, a Cevasa torna-se uma joint venture entre a Cargill e a Cana Agrícola Ltda (Canagril), associação de produtores que detém 37,12% de participação no capital social da usina.
Segundo o presidente da Cargill no Brasil, Sergio Barroso, a decisão é oportuna para a estratégia global da empresa no que diz respeito às fontes de energia renováveis. “A Cargill analisou a importante e crescente indústria sucroalcooleira no Brasil durante algum tempo. Tornar-se mais ativa é o passo lógico para expandirmos nossos negócios em açúcar e álcool e participarmos no crescimento desse promissor segmento”, afirma Barroso. O presidente também ressalta o alto grau de competitividade alcançado pela indústria brasileira de cana-de-açúcar.
O presidente da Maubisa, Maurilio Biagi Filho, diz que, além de possibilitar a entrada da Cargill no setor de açúcar e álcool, o negócio também permite aos sócios da Canagril expandirem o plantio de cana-de-açúcar. De acordo com Biagi Filho, a transação ainda possibilita à própria Maubisa buscar novos projetos no setor. A empresa já participa de oito projetos atualmente.
Em operação desde 1999, a Cevasa tem capacidade anual de processamento de 1,4 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, o que representa cerca de 125 milhões de litros de álcool. Com a parceria, a usina deverá ampliar sua capacidade de produção.