Mercado

Canavieiros pernambucanos pleiteiam aumento de 36%

Com a expectativa de darem início a campanha salarial no início de setembro, os canavieiros do estado de Pernambuco esperam um reajuste de 36%, segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). Os trabalhadores querem um salário de r$ 370,00. Atualmente o valor pago à categoria é de R$ 271,00. NO ano passdao, o reajuste concedido à categoria foi de 19%.

Os canavieiros também querem discutir outros 80 itens de uma pauta de reivindicações que será discutida junto a classe patronal. Entre os pontos que serão abordados estão o pagamento de diárias conforme a produção, transporte seguro e de qualidade e garantias de saúde. Durante o período de safra, cerca de 110 mil canavieiros atuam junto ao setor sucroalcoleiro de maneira direta em Pernambuco.

De acordo com dirigentes da Fetape, as reivindicações da categoria se baseiam no momento favorável que atravessa o setor sucroalcooleiro, com a perspectiva de aumento da safra estadual de 17,5 milhões de toneladas para 18,3 milhões de toneladas de canas; além do crescimento do preço do açúcar e do álcool.