Os canavieiros de Pernambuco estão reivindicando um aumento salarial de 30,48%. A categoria deseja que o piso salarial passe de R$ 305 para R$ 380. De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco – Fetape, os canavieiros também querem a garantia de que o valor do piso salarial seja sempre 25% superior ao valor do salário mínimo. Segundo a Fetape, cerca de 100 mil pessoas devem trabalhar na safra de cana-de-açúcar 2005/2006, que teve início na semana passada.
O aumento salarial faz parte de um conjunto de 82 reivindicações da categoria como transporte seguro, proteção para quem trabalha com agrotóxicos, melhorias nos alojamentos para os trabalhadores vindos de outras regiões ou Estados, participação no lucro da empresa e proibição de trabalho com agrotóxico ou produto insalubre para menores de 18 anos, grávidas e trabalhadores maiores de 50 anos.
A pauta de reivindicações foi aprovada no encontro de 46 sindicatos de trabalhadores rurais da Zona da Mata de Pernambuco, realizado no último final de semana, em Carpina.