A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) esteve presente na edição da Bonsucro Global Week, entre os dias 20 e 23 de maio, na cidade de Cuernavaca, no México. Realizada a cada dois anos, a conferência reúne representantes de 29 países e se configura como um dos principais eventos de sustentabilidade na cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Fabio Soldera e André Pavan, respectivamente gestor e analista de sustentabilidade da Canaoeste, além da participação nos mais diversos painéis de discussão e de promoção de networking, também levaram na bagagem a missão de aprofundar o conhecimento sobre a comercialização dos créditos obtidos por meio da certificação Bonsucro.
Como resultado do programa SEMEIA, desenvolvido pela Canaoeste e que consiste na orientação aos plantadores associados para o desenvolvimento e a aplicação de práticas sustentáveis em suas propriedades, 12 produtores, que respondem por 26 propriedades, que totalizam cerca de 17 mil hectares e somam, aproximadamente, 1.100.000 toneladas, conquistaram a certificação Bonsucro.
“Todos os grandes players da Bonsucro estiveram nessa conferência, que reuniu pessoas e empresas de todo o mundo, como Nestlé, Braskem, Proforest, Agroindústrias e outras associações. Além de network, foi possível aprofundar conhecimentos com quem trabalha com a venda de créditos Bonsucro”, informa Soldera.
“A cada tonelada de cana, os produtores certificados, geram um crédito Bonsucro, que pode ser comercializado como se fosse no mercado livre e é possível que alguns players do mundo venham e comprem esses créditos, para fomentar a rastreabilidade sustentável da matéria-prima do açúcar”, explica Soldera, que buscou, durante o evento, demonstrar a importância do produtor rural na cadeira de produção do açúcar e que estes devem ser reconhecidos com a venda de créditos Bonsucro.
Num dos painéis do qual participaram, Soldera e Pavan apresentaram a trajetória da Canaoeste no processo de certificação, exibiram um vídeo onde mostra a jornada de certificação dos 12 produtores associados certificados.
Para Pavan, “o evento foi de grande relevância, pois é muito importante estar atento às mudanças do padrão da Bonsucro e entender a visão dos grandes players do mercado. Além disso, estar aqui significa estar próximo das informações e inovações do setor, sempre com intuito de viabilizar as novas ferramentas aos nossos associados.”
Essa não foi a primeira participação da Associação no Bonsucro Global Week. Na edição de 2022, realizada em Ribeirão Preto – SP, a Canaoeste, por meio do programa SOS Incêndios, foi contemplada com o prêmio Bonsucro Inspire Awards 2022, na categoria Melhor Iniciativa Ambiental.