O Instituto Agronômico (IAC) lança quinta-feira (20), às 9h, em Sertãozinho (SP), quatro variedades de cana-de-açúcar adaptadas ao cultivo no Centro-Sul do Brasil, a maior região produtora do mundo da cultura. As novas variedades – IACSP93-3046, IACSP94-2094, IACSP94-2101 e IACSP94-4004 – são adequadas para serem colhidas no meio e no fim de safra e a atendem às condições de clima e de solo do Centro-Sul.
De acordo com o pesquisador e diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Landell, a safra é dividida em três estações na região: outono (abril-junho), com 25% da produção, inverno (julho-setembro), com 45%, e primavera (outubro-novembro), com 30% de toda a cana colheita.
“Percebe-se a grande importância das safras de inverno e primavera, que reúnem 75% do total de volume de matéria-prima”, destaca Landell para justificar a relevância das novas variedades.
Para desenvolver essas novas variedades, em um trabalho que durou 13 anos, o Programa Cana IAC utilizou-se de uma rede de unidades experimentais distribuídas nas principais regiões canavieiras de São Paulo, nas quais foram feitas avaliações quantitativas de características agroindustriais das novas variedades. Elas foram validadas em experimentos realizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso.
Entre as novas variedades, a IACSP94-2094 destaca-se pela rusticidade, o que permite cultivo em ambientes restritivos quanto à química de solo e disponibilidade hídrica. Essas características predominam em solos de cerrado e pastagens – áreas onde estão sendo estabelecidas as novas unidades industriais. A IACSP94-2101 caracteriza-se por apresentar aumento de produtividade agrícola quando cultivada em ambientes de alta tecnologia. A IACSP93-3046 tem ampla adaptabilidade aos diversos ambientes de produção, o que facilita o cultivo em diferentes regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil e a IACSP94-4004: apresenta alta produtividade.
A partir de novembro, as novas tecnologias poderão ser adquiridas no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP). Para mais informações: [email protected], ou pelos fones (16) 3621-1110 – 3919-5959.