Em palestra ontem a noite em Ribeirão Preto – SP, o especialista de mercado agrícola, Luiz Suplicy Haffers, disse que o potencial da cana de açúcar e do biodiesel é extraordinário. “A cana é o mais eficiente conversor de energia solar”, disse.
Segundo Haffers, só as barreiras podem segurar a entrada do álcool combustível no mundo. “O álcool é renovável, acho que não vai ser fácil, mas estou otimista”, explicou.
O especialista esteve em Ribeirão Preto a convite das empresas Microsiga e IBM. O evento aconteceu no Hotel JP, e reuniu cerca de 35 pessoas, entre representantes de usinas, fabricantes de equipamentos, de insumos e produtores em geral.
Haffers ministrou a palestra “Transformações tecnológias e políticas na agricultura brasileira”.
Luiz Hafers é atual conselheiro do CNC – Conselho Nacional do Café e presidente da Associação Paranaense de Cafeicultores. Participa também como comentarista do mercado agrícola no programa “Tudo a ver”, de Paulo Henrique Amorim, na TV Record.
Para Haffers, hoje o fazendeiro tradicional está com medo de ficar pobre e o moderno quer ficar rico, mas deve cortar custos, administrar oportunidades, ser presente e pensar no futuro sempre. “É preciso investir em gestão porque o agricultor brasileiro é o mais competente do mundo. Sabemos que a China precisa se alimentar e não tem mais terra, e o Brasil pode suprir este mercado. “O agricultor precisa se unir, ir até a opinião pública e mostrar nossas dificuldades e nosso trabalho. Temos que ir em busca de nossos direitos”, frisou.
Marcos Saqueto, diretor de marketing da Microsiga, abriu o evento com uma apresentação sobre o desafio atual dos negócios. “O empreendedor deve perceber, ser capaz de tomar atitudes e capaz de ser percebido. Os executivos não devem somente pensar que dominam a tecnologia, mas entender do negócio. O agronegócio tem muita tecnologia no campo, mas faltam investimentos em TI na área de gestão. Agora com o ´boom´do agronegócio estão começando a investir em TI”, afirmou.