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Cana-de-açúcar se mantém como principal produto agrícola do estado de SP

A cana-de-açúcar se manteve como o principal produto agrícola do estado de São Paulo em 2003, mantendo a posição de 2002. As informações fazem parte de pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O trabalho de pesquisa foi comandado pelo pesquisador Alfredo Tsunechiro, publicado na Revista do IEA de novembro, considerando os meses de janeiro a outubro de 2003 como referência.

Segundo o resultado do trabalho, a cana atingiu em 2003 um percentual de 26,43% do total da produção paulista, movimentando mais de R$ 6,4 bilhões. Depois da cana-de-açúcar, o segundo principal produto da agropecuária paulista é a carne bovina, com uma participação na ordem de 16,37% do total produzido no Estado; seguido da laranja para indústria, com 9,27%; o milho com 6%; e a carne de frango com 5,79%.

A pesquisa também mostra qual a região onde o desenvolvimento agrícola mais cresceu, cujo título esse ano ficou para a região de Barretos, onde a cana-de-açúcar também mantém uma liderança na região.

Nos 10 EDRs (Escritórios de Desenvolvimento Regional) detentores dos maiores valores da produção agropecuária têm como grande destaque a cana-de-açúcar e, em conjunto, correspondem a 43,12% do valor da produção estadual.

Araçatuba

No EDR de Araçatuba, formado por 18 municípios (Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guararapes, Luiziânia, Penápolis, Piacatu, Rubiácea e Santópolis do Aguapeí), a cana-de-açúcar também se manteve como o principal produto agrícola, correspondendo a 37,62% do total produzido nestes municípios, com volume de produção superior a R$ 278 milhões.

Os números comprovam ainda que a região noroeste do estado de SP está em pleno desenvolvimento agrícola, sendo a última fronteira para a cana-de-açúcar, daí o interesse de muitos grupos na montagem de usinas e destilarias nessa região, de topografia excelente, clima favorável e ainda uma logística inigualável para o escoamento da produção, através de rodovias, ferrovia e hidrovia.