O Show de Tecnologias de Mato Grosso do Sul (Showtec 2008), que será realizado de 13 a 15 de fevereiro, em Maracaju, MS, reserva novidades para empresários, produtores e demais profissionais ligados ao cultivo da cana e produção de derivados. Um dos destaques é a participação do Centro de Tecnologia Cavavieira (CTC) de Piracicaba, SP, que vai apresentar os mais recentes avanços em pesquisas.
O CTC desenvolve pesquisas de ponta nas áreas de melhoramento genético, controle biológico, colheita mecanizada, entre outros, com o objetivo de melhorar a qualidade da produção nacional de cana-de-açúcar e derivados como álcool, açúcar e bionergia. As principais empresas do setor sucroalcooleiro são associadas ao centro.
No Showtec, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no Parque dos Poderes, pesquisadores do CTC vão ministrar minicursos sobre tecnologia que poderão ajudar os profissionais que atuam no Estado.
Mato Grosso do Sul está intensificando os investimentos no setor sucroalcooleiro como mais uma alternativa ao boi e à soja. Os biocombustíveis, em particular o etanol, deverão marcar a economia do estado no período de vigência do PPA (Plano Plurianual) 2008/11.
A produção brasileira de cana na safra 2006/07 cresceu 11,92% em relação ao ciclo anterior. A área cultivada cresceu 12,3%. No MS, o aumento da área plantada foi de 32%. A previsão é de que a produtividade da cana-de-açúcar no Estado cresça de 50% a 100% até 2010.
Showtec 2008
As novas tecnologias apresentadas durante o Showtec 2008 foram desenvolvidas especialmente para os estados do Centro-Oeste, em função do predomínio da agropecuária como atividade econômica na região. Porém, de acordo com os organizadores, são culturas que podem ser desenvolvidas em qualquer outro local do País.
O evento vai mostrar inovações sobre cultivares de soja convencional e transgênica, híbridos de milho e algodão, plantas para cobertura de solo, culturas de outono-inverno, plantio de oleaginosas para produção de biodiesel e de variedades de cana-de-açúcar para produção de etanol, além de plantio consorciado de milho.
Técnicas de reflorestamento, de integração lavoura-pecuária, também serão apresentadas durante o evento, além de novidades referentes a defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas.