A Escola de Samba Unidos da Vila Alemã (UVA), de Rio Claro, irá participar pela primeira vez do Carnaval de Rua de Limeira. Com o samba enredo “A verde e branco embriaga nossa vida a doce cana que nos move no engenho do futuro destila energia”, a escola conta a história da cana-de-açúcar no Brasil.
Segundo o diretor social da escola, Marcelo Camargo, autor também do samba enredo, o tema do desfile volta há quatro mil anos, quando surgiu a cana-de-açúcar. “A história passa por todas as fases da cana, desde a plantação, colheita até a era das máquinas, onde ele vira o etanol”, ressalta.
Cerca de 600 pessoas fazem parte da escola de samba de Rio Claro, composta por crianças, adultos e idosos, porém em Limeira, apenas 300 integrantes irão participar do desfile. “Nós estamos indo desfilar em Limeira com menos integrantes do grupo porque os carros alegóricos não irão junto para a apresentação”, diz Camargo.
O desfile da UVA é dividido em oito alas, além da comissão de frente, formada somente por mulheres, a comissão de apresentação, a bateria e os destaques. “A nossa escola é a única em Rio Claro, onde a comissão de frente é composta apenas por mulheres”, fala o diretor.
Cada ala fala sobre um assunto englobado na história da cana-de-açúcar. “Temos a ala do monopólio do açúcar no Brasil, a ala da nova indústria, a ala dos poluentes e das fuligens, a ala dos bóias-frias, a ala das baianas, da cana e a ciência, do cotidiano e a ala do futuro”, explica Camargo. O mestre-sala e a porta-bandeira representam a cachaça.
Para o diretor da escola, é uma grande satisfação poder participar do desfile de Limeira. “Ficamos honrados por desfilar na cidade e poder mostrar o trabalho da UVA”, cita. A escola já se apresentou em São Pedro, Santa Gertrudes e Estiva Gerbi. Em Limeira a apresentação será na segunda-feira, dia 4, na rua Dr. Trajano, a partir das 19h30.
A escola surgiu há 22 anos, por intermédio de Álvaro Baungartner, um descendente de alemães que faleceu em 2006. De acordo com Camargo, Baungartner já havia trabalhado com escolas de samba em Rio Claro. “Foi aí que ele resolveu montar uma escola também, juntamente com seus amigos e familiares”. A escola recebe esse nome por ser fundada na Vila Alemã, em Rio Claro.