Mercado

Cana dará impulso ao agronegócio de TO

O plantio da cana-de-açúcar para produção de biocombustível vai impulsionar o agronegócio tocantinense nos próximos anos. Em 2006, foram produzidos cerca de 16 milhões de litros de álcool, numa área de 4 mil hectares plantados. A expectativa para 2010 é chegar 1,7 bilhão de litros de álcool numa área correspondente a 210 mil hectares.

Para o coordenador de agroenergia da Seagro, Luiz Vieira, os novos meios de transportes em construção no Estado vão garantir o escoamento produtivo para os empresários investidores.

A ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins devem impulsionar ainda mais a economia agropecuária do Tocantins. O governo federal liberou no final de novembro, R$ 706 milhões para construção do trecho da ferrovia, entre Guaraí e Palmas. A Valec, estatal responsável pela obra, estima que os trilhos cheguem à capital no início de 2009.

Potencial

A Seagro estima que o Estado encerre 2007 com a produção de dois milhões de toneladas de grãos, frutos e fibras, podendo alcançar 2,5 milhões de toneladas em 2008. O mercado de aves também é promissor. Atualmente são abatidas 25 mil aves por dia. Esse número pode chegar a 292 mil em 2001.

A pecuária, um dos principais setores para exportação de carne, promete avançar na criação bovina. A meta é sair das atuais 7,7 milhões de cabeças, para alcançar 8,2 milhões de animais no ano que vem.