Mercado

Campanha de Obama se aproxima de produtores de etanol

O jornal norte-americano “New York Times” publicou nesta segunda-feira (23) uma reportagem em que liga a campanha do provável candidato democrata à Presidência, Barack Obama, diretamente aos produtores de etanol dos Estados Unidos. Segundo a reportagem, o senador já deu declarações claras de que não poupará esforços para ajudar a economia nacional a se ver livre da dependência do petróleo.

“Em última instância, apoiar a produção de etanol ajuda a segurança nacional, porque neste momento nós estamos enviando bilhões de dólares para algumas das mais hostis nações do mundo”, disse o senador quando participou da inauguração de uma usina de etanol no estado de Iowa, onde ele venceu as primeiras prévias eleitorais.

Segundo o jornal, logo após chegar ao Senado, Obama provocou uma controvérsia ao voar em uma aeronave de propriedade de Archer Daniels Midland, maior produtor de etanol do país.

O etanol é uma das áreas nas quais Obama e o rival republicano John McCain divergem completamente. Enquanto ambos enfatizam a necessidade do país em atingir a “segurança energética”, eles divergem no papel do etanol nesses esforços. Para McCain, passou da hora de se acabar com os multibilionários subsídios do governo aos produtores. Já Obama apoia os subsídios.

Leia também: Em entrevista a jornal brasileiro, Obama e McCain falam sobre etanol

Muitos economistas e especialistas em meio-ambiente, segundo o jornal, tem tido uma postura crítica em relação aos programas para o etanol. Para eles, as medidas podem beneficiar mais conglomerados de agrobusiness do que pequenos produtores.