A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, instalada oficialmente dia 21 de novembro último, pelo ministro Roberto Rodrigues, vai realizar nesta terça-feira, a partir das 9h30, no edifício sede da Embrapa, em Brasília, sua primeira reunião ordinária. Na pauta, a eleição do presidente, a discussão do Plano Nacional de Energia-Biodiesel, o diagnóstico da situação e identificação de ações prioritárias e a formação de grupos de trabalho.
A Câmara conta com representantes de sete ministérios, bancos oficiais, confederações, associações e sindicatos de produtores e trabalhadores, da indústria de máquinas e equipamentos, de óleos vegetais e biodiesel, de fabricantes de veículos automotores e de universidades, entre outros.
Sob a Coordenação-geral de Apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as 25 câmaras já instituídas atuam como foros consultivos na identificação de oportunidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas, articulando agentes públicos e privados e definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos.
Nas reuniões ordinárias, a cada três meses, os representantes dos diversos segmentos das cadeias produtivas levam às Câmaras suas sugestões, reivindicações e os problemas do setor, articulando seu equacionamento com as autoridades governamentais.