
A Caltec marcou presença no 24º Seminário Brasileiro Agroindustrial (SBA) apresentando os resultados de um estudo conduzido em parceria com o laboratório Biosab que comprovam os benefícios do Sistema Hidratec Clarisina® (SHC), tecnologia que vem transformando o desempenho fermentativo nas usinas ao fornecer 9,5% mais magnésio disponível no mosto em comparação ao processo convencional com cal calcítica.
O evento, consolidado como um dos principais do setor sucroenergético, ocorreu entre os dias 22 e 23 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), cidade referência no setor canavieiro brasileiro.
O magnésio é essencial para o crescimento e metabolismo das leveduras, atuando como cofator de enzimas nas vias glicolítica e fermentativa, protegendo membranas celulares, apoiando a síntese de proteínas e garantindo viabilidade das células frente a estresse térmico e osmótico.

Com o SHC, o magnésio é fornecido de forma altamente disponível desde o tratamento de caldo, o que se traduz em maior resistência das leveduras e otimização da fermentação, mesmo em condições extremas, como 40 °C e 27 Brix.
O estudo utilizou dois tipos de melaço, um tratado com SHC e outro com cal calcítica, demonstrando ganhos consistentes em rendimento, conversão de açúcares e viabilidade celular ao longo de todos os ciclos de fermentação, com destaque para o último ciclo, realizado sob condições extremas, no qual o desempenho das leveduras com SHC superou claramente o tratamento convencional.
Além de melhorar o desempenho fermentativo, o SHC oferece vantagens práticas para as usinas, como menor consumo de produto, menor índice de incrustações e redução da inversão de sacarose, proporcionando ganhos financeiros sem custos adicionais.
“O Sistema Hidratec Clarisina® garante magnésio altamente reativo desde o tratamento de caldo, promovendo rendimento e eficiência no processo fermentativo, sem aumentar os custos da usina. Estes resultados consolidam o SHC como um diferencial tecnológico no setor sucroenergético, capaz de integrar controle, desempenho e eficiência na fermentação industrial e elevar a produtividade e o retorno econômico das usinas., finaliza Eder Paz, gerente técnico da Caltec.

Sobre o SBA e a Caltec
Sobre o SBA – O Seminário Brasileiro Agroindustrial (SBA) chegou à sua 24ª edição em 2025, reunindo pesquisadores, profissionais e empresas que atuam nos segmentos de açúcar, etanol e bioenergia. Reconhecido por sua programação técnica de alto nível, o evento é uma das principais plataformas de atualização tecnológica e troca de experiências sobre inovação e eficiência industrial no país.
Sobre a Caltec:
Com quase 80 anos de história, a Caltec é referência em soluções inovadoras para os setores industrial e agrícola, unindo tradição, pioneirismo e excelência operacional.
Atuação da Caltec
No setor sucroenergético, a Caltec oferece soluções completas, que abrangem desde o processamento da cana até a produção de açúcar e etanol, além de atender mais de 200 usinas do setor sucroenergético e contar com mais de 120 reatores instalados em sistema de comodato.
No segmento industrial, é reconhecida como a maior produtora de dolomita calcinada do Brasil, essencial para a siderurgia. No tratamento de gases, a empresa se destaca no desenvolvimento de tecnologias focadas em purificação, controle de emissões e recuperação de subprodutos. No setor de vidro, contribui para a eficiência e qualidade em todas as fases de fabricação, oferecendo soluções avançadas e alinhadas às exigências do mercado.
Em 2025, a Caltec unificou suas divisões agrícolas fortalecendo seu foco no agronegócio. Líder na fabricação de óxidos agrícolas, a empresa é referência em nutrição e controle da acidez do solo, com um portfólio completo que inclui ferticorretivos granulados, microgranulados e refinados, ideais para diferentes manejos e culturas agrícolas.
Para mais informações, acesse: https://caltec.com.br/agronegocio