Mercado

Cai venda de diesel e álcool na PB

Nos dois primeiros meses de 2004, os estabelecimentos de revenda de combustíveis da Paraíba venderam 41,7mil m³ de gasolina, o equivalente a 4,5mil m³ a mais se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo Agência Nacional de Petróleo.

Segundo dados da ANP, os números não representam uma boa notícia para o segmento varejista do Estado, pois refletem um aumento no volume, mas uma redução drástica da margem de lucro.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Adelino Honório Filho, os postos viviam uma guerra de preços perversa e predatória que deixou os estabelecimentos de João Pessoa descaptalizados e numa situação financeira delicada.

O levantamento da ANP demonstra que enquanto a gasolina teve um acréscimo nas vendas nos dois primeiros meses do ano, devido às promoções dos postos da Capital, no mesmo período houve reduções nas vendas do óleo diesel e do álcool hidratado. No Estado, os postos de combustíveis deixaram de comercializar 4mil m³ de óleo diesel e 226 m³ de álcool hidratado. Em números absolutos, os registros da ANP apresentam um volume de venda no óleo diesel de 54.8mil m³, em 2003, contra 50.7mil m³, em 2004. No álcool hidratado, os volumes são de 4.9mil m³ no ano passado, contra 4.7mil m³ deste ano.

A pesquisa completa pode ser acessada no site www.anp.gov.br, na seção Dados Estatísticos.