Mercado

Caem os estoques mundiais de petróleo

Os estoques mundiais de petróleo bruto caíram em 5,318 milhões de barris, de 16 a 23 de novembro, em comparação à semana anterior, quando a estocagem estava em 312,665 milhões de barris. A informação é do American Petroleum Institute (API).

No mesmo período, de acordo com o API, as importações de petróleo aumentaram em 380 mil barris por dia alcançando 10,535 milhões de barris. Os estoques de gasolina cresceram apenas 88 mil barris, chegando a 198,025 milhões na semana passada.

Os estoques de produtos destilados – que incluem diesel e óleo para aquecimento – aumentaram em 2,6 milhões de barris, alcançando 134,552 milhões de barris na última semana.

Capacidade

A taxa de utilização da capacidade instalada das refinarias norte-americanas subiu para 88,9% na semana passada, em relação à taxa de 86,3% registrada na semana anterior. (com informações da Dow Jones).