Mercado

Bush prega o uso de energias renováveis

O presidente dos Estados Unidos George W. Bush pregou nesta terça-feira o uso de energia renovável, como eólica e solar, para conter o aumento dos custos de energia. Grupos ligados à defesa do meio ambiente questionaram o comprometimento de Bush de reduzir a dependência do país do petróleo.

Bush também disse a funcionários de um laboratório de pesquisas de energias renováveis que se arrepende de ter dado “sinais ambíguos” que levaram a empresa a fazer demissões no início deste mês em função de cortes orçamentários.

O presidente visitiou o Laboratório de Energia Renovável um dia depois que seu governo apressou a transferência de US$ 5 milhões para o laboratório para a recontratação de funcionários.

Democratas citaram as demissões como um sinal de falta de comprometimento real do governo com iniciativas de energia alternativa que Bush, ex-funcionário do setor de petróleo, anunciou com grande pompa em um discurso no dia 31 de janeiro.

A parada de Bush à cidade de Golden, no Colorado, foi a última em uma parada de dois dias.

– Eu gastei muito tempo ficando preocupado com as implicações do vício dos Estados Unidos em petróleo sobre a segurança nacional. A demanda por petróleo está crescendo mais rapidamente que o abastecimento. A qualquer momento os preços podem disparar – disse.

Muitos grupos de defesa do meio ambiente dizem que Bush deu pouca atenção ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia durante os cinco primeiros anos de seu governo.

– O financiamento de tecnologia para energias alternativas esteve na pauta desde 2001, mas apenas recentemente se tornou uma prioridade na política – disse o Greenpeace em um comunicado.

O grupo, assim como outros, criticaram Bush por se recusar a apoiar a produção de combustíveis automotores dentro de padrões eficientes, o que seria, na opinião das organizações, necessário para reduzir a demanda por gasolina.