O Ministério de Minas e Energia autorizou a Brenco Companhia de Energia Renovável e a Central Energética Água Emendada a atuarem como produtores independentes de energia com a implantação e exploração de três térmicas, que totalizam 218,1 MW de capacidade instalada. Os empreendimentos estão localizados em Goiás e no Mato Grosso.
De acordo com as portarias do MME publicadas em 13 de fevereiro, no Diário Oficial da União, cada uma das três usinas têm duas unidades geradoras, uma com 37,2 MW e outra com 35,5 MW, totalizando 72,7 MW de potência instalada e 27 MW de garantia física. O ministério estabeleceu ainda que as empresas implantem os sistemas de transmissão de interesse restrito de cada usina.
A Brenco ficará responsável pelas térmicas UTE Unidade de Bioenergia Alto Taquari, no Mato Grosso e UTE Unidade de Bioenergia Morro do Vermelho, em Goiás. Os prazos para entrada em operação das unidades geradoras das duas usinas se encerram, respectivamento, nos dias 30 de junho.
No município de Mineiros (GO), a Central Energética Água Emendada vai implantar a UTE Unidade de Bioenergia Água Emendada. As unidades geradoras da usina devem entrar em operação comercial até o dia 31 de maio de 2010.