Mercado

Braskem produzirá aditivo "verde" em Camaçari

O Comitê Administrativo da Braskem aprovou, na última segunda-feira, o investimento de R$95,5 milhões no Pólo Industrial de Camaçari para converter a atual produção de MTBE (aditivo da gasolina), em ETBE, um produto ambientalmente mais correto, pois usa etanol proveniente de cana-de-açúcar em sua preparação.

A confirmação do investimento foi feita ontem, pelo presidente da companhia, José Carlos Grubisich, em coletiva à imprensa, em São Paulo. Segundo ele, o recurso já está garantido e a previsão é de que o produto esteja no mercado a partir de 2009.

“Esta iniciativa vai aumentar a competitividade do Pólo de Camaçari, além de gerar uma série de impactos indiretos na região, incluindo novos empregos na fase de produção”, afirma o presidente, complementando que a conversão do processo produtivo nas duas unidades de MTBE da Braskem de Camaçari exige uma série de modernizações e atualizações tecnológicas, que devem começar o mais rápido possível.

Os principais mercados para o ETBE produzido pela Braskem já foram pré-definidos como os países da Europa e o Japão, que elegeram o produto como o biocombustível que vai elevar a octanagem da sua gasolina.

O processo de inovação tecnológica para a converção de MTBE para ETBE, que resulta em uma redução de 76% de emissão de dióxido de carbono, já foi finalizado pela Braskem nas unidades da Copesul – indústria de primeira geração do Pólo Petroquímico do Sul (localizado em Triunfo, no Rio Grande do Sul) –, que acaba de exportar sua primeira carga de cinco mil toneladas de ETBE para o Japão.

“Após finalizarmos a conversão, as novas plantas da Bahia terão capacidade para 160 mil toneladas por ano ano de ETBE, elevando a capacidade da Braskem desse produto para cerca de 300 mil toneladas por ano”, garante Grubisich. (Graciela Alvarez)