O presidente da Pró-Usinas e ProCana Brasil, Josias Messias, foi um dos integrantes do setor sucroenergético brasileiro, homenageado durante a realização do XII Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC).
Iniciado no dia 18, na Costa Rica, o evento prossegue até 22 de setembro. Realizado a cada três anos em diferentes países latino-americanos, tornou-se uma importante plataforma para fortalecer o setor agroindustrial da cana-de-açúcar na região.
Messias proferiu uma palestra sobre “Otimização em Tempo Real das Operações Agrícolas e da Planta Industrial”. Ele destacou a importância da homenagem como forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado, agradecendo o apoio da família e de toda equipe de colaboradores.
LEIA MAIS > MasterCana 2023 premia os melhores do setor bioenergético
“Deus tem nos sustentado nessa missão de promover relacionamentos, compartilhar conhecimentos e incentivar negócios. Não há desenvolvimento, em nenhum setor, sem conhecimento, relacionamento e negócios. Estamos em uma transição da humanidade. A transição energética, não é algo que está isolado. E o nosso setor tem uma parte fundamental nessa transição. E nós como grupo de mídia temos que compartilhar conhecimento, incentivar relacionamentos e promover negócios”, enfatizou Messias.
Paulo Montabone, diretor da Fenasucro&Agrocana, valorizou o reconhecimento internacional da premiação. “Promover a transição energética global, através das Américas Latina e Caribe. A Fenasucro esteve representando aqui a maior feira do mundo em bioenergia. A Cláudia Tonielo representando o CEISE Br. Fizemos aqui uma palestra magna sobre as megatendências do setor. Esse reconhecimento internacional, mostra que o CEISE Br está se comportando de uma maneira diferenciada, em busca da aliança global de fornecedores de equipamentos, de insumos e serviços do setor”, avalia Montabone.
LEIA MAIS > Safra do Centro-Sul deve ser maior do que o previsto
“Essa homenagem resulta de pesquisas com cana-de-açúcar há pouco mais de 40 anos, sendo 20 anos de interação com alguns países das Américas e nos alegra o reconhecimento como importante técnico do setor sucroenergético mundial”, diz o diretor-geral do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Marcos Landell, também homenageado.
Landell comenta que vários países produzem cana-de-açúcar na América Central e América do Sul e se reúnem em congressos para compartilhar tecnologias. “Desde 2005, o Centro de Cana do IAC atrai pessoas de vários locais do Brasil e do mundo. Esse grupo da Costa Rica tem interagido com o Programa Cana IAC, com participações em cursos. Durante as visitas, o grupo do IAC compartilha conhecimentos sobre variedades de cana, manejo, estratégias de produção e o sistema do Terceiro Eixo”, informa.
LEIA MAIS > Safra do Centro-Sul deve ser maior do que o previsto
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também participa do congresso.
20 empresas brasileiras integram os espaços de negócios para promoverem seus produtos, equipamentos, máquinas, serviços e todas as soluções do Brasil para a produção de bioprodutos derivados da cana-de-açúcar.
LEIA MAIS > Cogen realiza fórum para debater soluções para o avanço da cogeração de energia no Brasil
“Este espaço de negócios serve para as empresas brasileiras fazerem reuniões individuais e mostrar toda a tecnologia do Brasil para negócios ligados ao setor sucroenergético”, disse o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari.
Plínio Nastari, da DATAGRO, Luiz Carlos Dalben, produtor de cana e consultor em colheita mecanizada e Daniel Ferreira, CEO da DND Química, também foram algumas das personalidades do setor bioenergético homenageadas durante o evento.