Mercado

Brasil quer participar do mercado de carbono

O Brasil vai buscar outros parceiros, além da Alemanha, para negociar cotas de emissão de CO2 (gás carbônico), conforme prevê o Protocolo de Kyoto, disseram ontem os ministros do Desenvolvimento, Sergio Amaral, e das Relações Exteriores, Celso Lafer.

Segundo eles, além dos entendimentos para que a Alemanha subsidie a indústria privada para a volta dos carros a álcool no Brasil, o governo também iniciou conversas com o Reino Unido.

Os entendimentos com os britânicos, segundo Amaral, são preliminares. Portanto, o governo ainda não sabe com qual setor poderá ser feito o negócio.

Com os alemães ficou acertado que o governo brasileiro vai oferecer um subsídio de R$ 1.000 para a compra de cada um dos 100 mil carros a álcool, que emitem quantidade menor de gases-estufa, a serem produzidos. A Alemanha vai pagar a conta, no valor de R$ 100 milhões.

“O entendimento está sendo feito com o governo alemão, mas a doação poderá vir do Estado alemão ou do setor privado”, disse Amaral. Segundo ele, os detalhes do acordo ainda estão sendo negociados. (Folha de SP)