Com a queda dos juros para patamares mais civilizados e a facilitação do crédito, expandindo o número de consumidores, o Brasil pode se tornar o quarto maior mercado de veículos já em 2010, segundo reportagem da agência de notícias Bloomberg. O Brasil, hoje o quinto maior em vendas, deverá ultrapassar a Alemanha – mas permanecer atrás de China, EUA e Japão.
De acordo com o analista Guido Vildozo, da IHS Global Insight, uma das instituições mais respeitadas em previsões econômicas no mundo, a expansão do crédito no país aumentou a quantidade de potenciais compradores de automóveis em mais de 50%.
Jeff Schuster, diretor-executivo de prognósticos da economia da J. D. Power, consultora automotiva, concorda com o pesquisador da IHS. Os dois acreditam que este deve ser o ano em que o mercado brasileiro ultrapassará o alemão. “O Brasil é um mercado emergente, que está amadurecendo, e a Alemanha é um mercado já maduro”, diz Schuster.
Em 2009, foram 3,1 milhões de veículos comercializados no Brasil, enquanto a Alemanha vendeu 4 milhões. A previsão é de que a quantidade de carros que chegará às ruas brasileiras neste ano será de 3,4 milhões, e os alemães comprem apenas 3 milhões de veículos. Essa queda é fruto do fim de um incentivo de 2.500 euros para os consumidores alemães que trocassem seus carros usados por novos.
“O mercado alemão ficou superaquecido no ano passado, e agora eles estão pagando o preço”, afirma o diretor da J. D. Power. Em 2011, porém, a demanda deve voltar a crescer, e a Alemanha poderia retomar o posto de quarto maior mercado automotivo, segundo previsão da IHS, que espera ver só em 2015 uma consolidação do Brasil à frente da Alemanha.