Mercado

Brasil participa de feira de agricultura orgânica

Produtores voltados principalmente à agricultura familiar serão o foco brasileiro da Biofach 2004, maior evento internacional para produtos orgânicos, que será realizado em Nurembergue, na Alemanha, de 19 a 22 de fevereiro. O objetivo é incentivar o comércio justo e a disseminação do conceito da agricultura orgânica, resultando em benefícios sociais e econômicos para o Brasil.

Para viabilizar o estande brasileiro na Biofach, um convênio entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações) foi realizado. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as instituições não governamentais, Planeta Orgânico e IBD (Instituto Biodinâmico), e a BCS (Certificadora BCS Öko-Garantie – certificadora alemã) estão apoiando a iniciativa. A meta é levar cerca de 45 produtores, sendo 23 instalados no estande do Sebrae, onde acontecerão rodadas de negócios com empresários alemães.

Segundo Ricardo Villela, técnico do Sebrae Nacional responsável pela Biofach, para conquistar o mercado externo é preciso, antes de tudo, ter qualidade na produção. “É necessário mudar a visão de que os produtos orgânicos são encontrados em pequenas quantidades e estão apenas nas feirinhas de final de semana. Há um mercado que demanda uma produção mais forte e que busca um mercado bem mais abrangente”, afirmou o técnico. Ele ressalta que os produtos orgânicos têm conquistado novos setores. “Não é só de frutas, verduras e legumes que sobrevive o mercado orgânico mundial. Carnes, mel, flores, cachaça e até cosméticos estão sendo produzidos de forma orgânica”, disse.

De acordo com dados da AECO (Associação das Empresas Comercializadoras de Orgânicos), por ano, o mercado brasileiro movimenta em torno de US$ 250 milhões com produção orgânica, sendo US$ 5 milhões só com exportação. Segundo a AECO, essa alta se deve em função da exportação de produtos como o açúcar, a soja e o café.