Mercado

Brasil Ecodiesel coloca terras à venda

A Brasil Ecodiesel vai colocar à venda 23 mil hectares de terra localizados no Piauí, Ceará e Minas Gerais, segundo o presidente da empresa, Mauro Cerchiari. De acordo com o executivo, das terras que possui no País, a companhia vai conservar apenas os 17 mil hectares que possui em Irecê, na Bahia. A medida, divulgada ontem, faz parte de mais um passo na reestruturação estratégica do grupo.

A empresa foi criada em 2003 com a estratégia de produzir biodiesel usando matérias-primas regionais e alternativas – como a mamona, produzida pela agricultura familiar e incentivada pelo próprio governo federal. Mas os investimentos regionalizados não deram certo e a empresa passou a acumular prejuízos sucessivos, que culminaram em um processo de reestruturação completa. Concentrou sua produção na soja, reduziu a operação de suas unidades nordestinas e menos comp! etitivas e foi atrás de nova capitalização. Em dezembro, anunciou a desativação de duas unidades de produção de biodiesel no Nordeste.

Segundo Cerchiari, diante da expectativa do crescimento do mercado de biodiesel nos próximos anos e da percepção de que este mercado deverá ser livre dentro de no máximo dois anos, o sucesso da companhia depende de custos de matéria-prima, localização geográfica das unidades, o desenvolvimento de produtos e processos alternativos, busca por novos mercados e desenvolvimento gerencial e organizacional, ao lado da evolução da regulação do setor.

De acordo com o documento que traça os próximos passos do direcionamento estratégico da Brasil Ecodiesel, além da venda das terras, a empresa investirá em pesquisa e desenvolvimento de oleaginosas alternativas, começando com o pinhão manso. O planejamento prevê a busca de parcerias estratégicas para as esmagadoras localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia, além de mapear o mercado das oportunidade! s para fusões e aquisições. “O setor é muito pulverizado e muitas empresas estão ainda sofrendo com a crise e com dificuldades em operar.” Segundo ele, se essas empresas derem ganho de escala, aumento de market share e incorporarem tecnologia à Brasil Ecodiesel, formas de associação serão aproveitadas.

Cerchiari disse que a empresa irá alterar seu relacionamento com os produtores da agricultura familiar, priorizando a compra de cooperativas e não mais do agricultor individual. Conforme o executivo, o plano de redirecionamento, que entra em vigor imediatamente, concentrará a gestão da empresa em São Paulo. “Antes a gestão estava dividida entre Rio de Janeiro e Fortaleza. A unificação em São Paulo nos dará mais agilidade nas decisões”, disse.