Mercado

Brasil discute intervenção na hidrovia do Paraguai.

A Administração da Hidrovia do Paraguai (Ahipar), empresa do Ministério dos Transportes com sede em Corumbá, participa de uma reunião do Comitê Interamericano da Hidrovia do Paraguai-Paraná (CIH) em Buenos Aires (Argentina), na próxima semana, que analisará projetos para intervenções mínimas no trecho brasileiro da importante via.

Os principais estudos referem-se a melhoria da navegabilidade no Canal do Tamengo, único acesso da Bolívia ao mar, através da fronteira com Corumbá, e a eliminação de cinco pontos críticos no canal do rio Paraguai, em trecho brasileiro, que limitam a passagem dos comboios principalmente na época de estiagem na bacia.

Estudos Técnicos

O superintendente da Ahipar, Fermiano Yarzon, integrará a equipe técnica do Ministério dos Transportes nesta reunião, que se dará de 14 a 17 em Buenos Aires. Participarão também, do governo brasileiro, representantes dos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.

O encontro, de acordo com o governo brasileiro, terá em pauta, ainda, uma reunião da comissão técnica (CCT) que assessora o Comitê Internacional.

“Os estudos para melhoria da navegabilidade no rio Paraguai, no tramo brasileiro, não prevêem obras de engenharia e não altera o calado ou a extensão das margens”, garantiu o superintendente.

“Os projetos em discussão levam em consideração os aspectos de viabilidade ambiental e econômico e devemos fazer dragagens simples, que têm sido feitas anualmente sem interferir no sistema hidrológico do rio”, explicou Fermiano Yarzon.